Macro Etapas do Selo RBP - Produto - Biosfera do Pantanal
Campo Grande-MS, 11 de maio de 2021 Campo Grande-MS, 11 de maio de 2021

Selo RBP


Macro Etapas do Selo RBP


 Planos de ação RBP para 2021

A Reserva da Biosfera do Pantanal trabalha para garantir a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade do Pantanal. Desde sua declaração oficial em outubro de 2000, preza-se pelo desenvolvimento econômico sustentável da região pantaneira. O Conselho da Reserva, que acompanha o seu desenvolvimento desde 2006, programou um plano de ação que objetiva apoiar projetos demonstrativos de educação ambiental e capacitação, pesquisa e monitoramento relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentável. ​

A estratégia tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas do Pantanal que se baseiam no consumo e produção responsável, incentivar o uso público de potenciais turísticos em áreas naturais e protegidas de forma segura e com qualidade, e fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado da região. Dessa forma, valorizando o Pantanal nas suas diversas formas - fauna, flora e população, e contribuindo para a conservação dessas paisagens, ecossistemas e espécies.

Para isso, trabalhamos na reformulação da marca e na criação de um selo de garantia para valorizar produtos e serviços de qualidade produzidos localmente, e que se enquadram nos princípios da reserva.

 

Selo da Reserva da Biosfera do Pantanal

O selo “INICIATIVA AMIGA RBP pretende estabelecer padrões macro de sustentabilidade para o Pantanal e aproximar aos padrões e critérios pré-existentes nacionais e internacionais, além de identificar as iniciativas, os empreendimentos comunitários, as empresas e demais atividades econômicas que pertencem ao limite geográfico da Reserva da Biosfera do Pantanal, conforme critérios socioambientais, mostrando o crescimento frente às ações de uso sustentável do Pantanal.

Ao fazer a pesquisa para o símbolo do selo, foi localizada uma notícia sobre como as queimadas tiraram a vida de muitos animais e deixaram outros feridos,  dentre as noticias uma imagem marcante de um voluntário segurando a "pata queimada" de uma onça chamou a atenção. A partir deste cenário, foi pensado o relacionamento de amizade entre o homem e a natureza, ilustrado com a pata da onça e a mão humana juntas como um toque de amizade e colaboração.

Para garantir a relação entre o selo e a marca da Reserva da Biosfera do Pantanal, foram utilizados elementos visuais semelhantes, como o padrão indígena e as cores da marca.

Para adquirir o selo é preciso percorrer por 3 etapas de aceitação:

  1. Adesão,
  2. Apreciação,
  3. Concessão.

 

A primeira fase é a inscrição da empresa que solicitou a adesão do selo por meio de um formulário online de cadastro​, para isso será necessário o envio de documentos identificadores (CNPJ, CNPJ Rural, Registro de produtor rural – CAP)​.

Na próxima etapa o Comitê analisa os documentos e o parecer, para conceder ou não a permissão do uso do selo.

A última etapa ​é o parecer de recusa ou elaboração do certificado do selo INICIATIVA AMIGA RBP, com a entrega do certificado e manual da marca​.

Acessar o Termo de Adesão

 

Acompanhamento de Dados

Para garantir o acompanhamento de dados das empresas da região pertencente à Reserva da Biosfera do Pantanal, foi desenvolvido um painel com dados atualizados. Este painel fornece informações como: Nome da empresa, localização geográfica, contato, porte empresarial, CNAE,  entre outros.

Acessar plataforma