REALIZAMOS A PRIMEIRA REUNIÃO OFICIAL DOS JOVENS DA RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL! - Produto - Biosfera do Pantanal
Campo Grande-MS, 28 de March de 2024 Campo Grande-MS, 28 de March de 2024

Jovens RBPAN


REALIZAMOS A PRIMEIRA REUNIÃO OFICIAL DOS JOVENS DA RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL!

A primeira reunião com os Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal, ocorreu no dia 01 de maio de 2021. Contamos com a participação do presidente do Conselho da RBPAN, Laércio de Souza, que acolheu os jovens nesse primeiro momento de apresentações.


Jovens de “muitos mundos”, de diferentes lugares do Pantanal, de comunidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com muitas histórias: da cidade e do campo, da floresta e das águas... Múltiplas trajetórias que se convergem, agora, em um só movimento - a defesa de um Pantanal por inteiro. 

O sonho de viver em harmonia em um território tão especial, de biodiversidade exuberante e casa de povos com culturas extremamente ricas, ganha força agora que não estamos sozinhos. Entendemos que somos seres viventes nesse mundo, e que compartilhamos o planeta com milhares de outras espécies. 

Além disso, também entendemos que ser jovem não é sinônimo de ser incapaz: muito pelo contrário. Temos em nossas mãos o futuro, e sabemos que atuando em rede e unindo forças podemos transformá-lo por completo, torná-lo inteiro também. Cada um com seu saber, cada um em seu tempo, mas todos pelo Pantanal. 

O objetivo é claro: não aceitamos que nosso futuro e nossa casa sejam engolidos pelas chamas. 

Atuaremos em diversas frentes em prol da conscientização de diferentes atores e esferas sociais, ampliando o chamado de que a vida que pulsa no Pantanal que corre perigo, e que o momento de salvarmos o nosso bioma é agora, seja no quintal de casa ou seja na beira do rio. 

E, como bons filhos da mãe natureza,  utilizaremos das suas melhores armas na luta por um ambiente equilibrado e próspero, cooperando, prezando pela diversidade, resistindo às adversidades e sempre espalhando a vida.

Tivemos uma reunião produtiva, onde cada jovem pode expôr um pouquinho de sua trajetória e compartilhar suas expectativas com o grupo. Também pudemos entender melhor o que pertencer a uma "Reserva da Biosfera" significa e como poderemos atuar. 

Foi um momento muito rico com uma mensagem clara: há esperança de um futuro diferente. E faremos parte dele!

A próxima reunião será no mês de junho, para o planejamento das atividades do segundo semestre de 2021, ainda por meio remoto.