Campo Grande-MS, 20 de April de 2024 Campo Grande-MS, 20 de April de 2024

Posse do Comitê Estadual do MT

Programa intergovernamental (atualmente implementado em 158 países, incluindo o Brasil) criado pela UNESCO em 1971, para promover iniciativas de gestão ambiental integrada, embasadas nos conhecimentos e práticas das ciências naturais e sociais, da economia e da educação.



Objetivo: melhorar as relações entre as populações e seu meio ambiente em todo o planeta, por meio de abordagens inovadoras que promovem o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões (econômica, social e ambiental).



Reservas da Biosfera: principal instrumento para a implementação do MAB. Compõe uma rede mundial de áreas que promovem: 1) a Conservação do Patrimônio Natural e Cultural; 2) o Desenvolvimento Sustentável da sociedade, em harmonia com a natureza; 3) a Geração e Difusão do Conhecimento (científico e tradicional) .



As RB são consideradas “laboratórios vivos (ou “espaços de aprendizado”) do desenvolvimento sustentável”.As Reservas da Biosfera são áreas territoriais representativas de valiosos ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, oficialmente designadas pelos governos nacionais e internacionalmente reconhecidas pela UNESCO, por meio do Programa MAB.



Possuem zoneamento territorial próprio e podem incluir diferentes tipos de áreas protegidas / unidades de conservação.



Por meio da sua estrutura de governança, e com várias iniciativas, mobilizam todos os setores da sociedade local para promover ações que conciliem a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico das comunidades que vivem em seu território ou ao seu redor. “São lugares que proporcionam soluções locais para desafios globais”. 




Categorias