Campo Grande-MS, 18 de April de 2024 Campo Grande-MS, 18 de April de 2024

Unesco declara Pantanal Reserva da Biosfera




Unesco declara Pantanal Reserva da Biosfera





 




O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou hoje que o Pantanal Matogrossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A proposta apresentada pelo MMA foi aprovada hoje, em Paris, pela Comissão Internacional do Programa Homem e a Biosfera. Com 25 milhões de hectares, o Pantanal é a terceira maior reserva já criada no mundo. O título conferido à região permitirá mais ações do governo para a conservação das riquezas ambientais, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

A Unesco aprovou também proposta do MMA para a ampliação da Reserva da Biosfera do Cerrado. Além do entorno de Brasília, a reserva passa a contar com áreas no nordeste de Goiás, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual de Terra Ronca.



Sarney Filho afirmou que o MMA pretende implantar uma reserva da biosfera em cada bioma brasileiro. Atualmente o país conta com reservas na Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. As próximas a serem criadas são a da Amazônia Central e a da Caatinga. "As reservas da biosfera são instrumentos essenciais para a conservação e uso sustentável da biodiversidade", disse o ministro.



Para o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro Costa, as reservas da biosfera são o instrumento de conservação mais importante criado até hoje, pois as ações de planejamento passam a considerar não só as zonas núcleo, mas também as áreas adjacentes.






Categorias